sexta-feira, 27 de abril de 2012

Angelim e Marcio Batista encerram projeto MPT na Escola Municipal Mariana da Silva Oliveira no bairro Wanderley Dantas
Sex, 14 de Outubro de 2011 14:35
O prefeito Raimundo Angelim e o secretário municipal de Educação de Rio Branco, Marcio Batista, encerraram nesta quinta-feira, 13, da culminância do projeto MPT na Escola Municipal  Mariana da Silva Oliveira, programa do Ministério Público do Trabalho que visa a erradicação do trabalho infantil na capital do Acre. Participaram da cerimônia estudantes, pais e amigos da escola e a procuradora do MPT em Rio Branco,  Marielle Viana.


A escola está localizada no bairro Adalberto Sena e pelo menos 300 alunos se envolveram com os trabalhos de elaboração de textos (poesias, frase, contos, narrativas) contra o trabalho infantil durante trinta dias, período de duração do projeto. “Brincar, estudar é vida... nada de trabalho em nossa infância querida”, este foi o slogan dos trabalhos lembrado pela diretora da escola,  Vômea  Araújo. “Nossa escola dá certo porque temos a comunidade que exige, que cobra”, disse Vômea.

                           
E esse foi o ponto de destaque de Marcio Batista em relação ao sucesso da Escola Mariana da  Silva Oliveira. “Chama a atenção esta capacidade sadia de envolver a comunidade na escola”, disse o secretário. De seu lado, o prefeito destacou a qualidade da escola pública: “as escolas infantis não deixam nada a desejar as escolas particulares”.

O projeto MPT na escola foi elaborado pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com 13 escolas de Rio Branco. O Ministério Público do Trabalho criou esse projeto, para informar as crianças sobre o trabalho infantil e consequentemente,  as crianças irão informar os pais e seus amigos, sobre as consequências negativas do trabalho infantil. Sendo assim, esse projeto tem como objetivo principal, transpor as paredes das salas de aula, levando o debate sobre a erradicação do trabalho infantil no Acre, por meio da consciência critica, social e moral.

Desde o início de março, coordenadores e professores estão empenhados em conscientizar os estudantes sobre a importância de se combater o trabalho infantil, mostrando, de forma lúdica, que lugar de criança é na escola e não desempenhando atividade laborativa.



A metodologia empregada no projeto proporciona uma abordagem criativa e bastante esclarecedora sobre as definições daquilo que é ou não considerado trabalho infantil.  Angelim destacou que a realização desse  projeto nas escolas da rede pública é muito importante. Ainda existem  dúvidas de pais e alunos quanto  às leis que falam dos direitos da criança e adolescente, e sobre o trabalho infantil.

Edmilson Ferreira
Foto: Adonay Melo